terça-feira, 21 de setembro de 2010

Eu uso óculos!

De séculos anteriores até os nossos dias, os óculos se tornaram essenciais ao cotidiano humano. À priori usados como efeito decorativo, na China, aproximadamente no ano 500 a.C., e posteriormente na Idade Média como corretivo visual, no século XXI casam-se as duas finalidades e estão em voga como objeto de desejo da sociedade através do apelo fashion.

Destacam-se as funções das lentes rompendo o tempo: monóculos que adotados por avaliadores de jóias e ourives certificavam a legitimidade das pedras, binóculos de longo alcance, e óculos de uso absolutamente corretivo, marcaram por muito tempo sua história. Se antes pertenciam a pessoas de mais idade, mais tarde passaram a ser incorporados por uma parcela mais jovem da população.

Tratando do período contemporâneo, ousamos dizer que não havia uma grande preocupação estética com a peça. Até bem pouco tempo atrás, eram até mesmo motivo de embaraço, atribuindo uma má impressão a seus usuários. Motivou nos anos 80 uma música dos Paralamas do Sucesso que frisava de maneira bem-humorada o preconceito que sofriam os míopes.

Isso mudou. Com a popularização das lentes escuras, os óculos cativaram pouco a pouco seu espaço no coração dos fashionistas. Armações de materiais diversificados, tecnológicos e nada discretos ocupam as ruas, não importando mais se escuros, claros, ou falsos. Sofrendo o processo inverso, hoje a moda sugere os óculos, em vez de escondê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário